MARINE TRAFFIC

terça-feira, 21 de abril de 2009

Blackout no Mar

Vão para o Mar (Go to Sea!)

Embora implementação global da Convenção STCW possa assegurar que os marítimos estão devidamente instruídos e treinados para atender as necessidades de operação segura do navio, a sua oferta não é suficiente em números, especialmente oficiais qualificados para navios , continua a causar preocupação.
Estudos periódicos BIMCO / ISF evidenciam uma escassez previsível de cerca de 27.000 marítimos no mundo inteiro até ao ano 2015, enquanto que um estudo recente prevê uma carência de até 83.900 até mesmo mais cedo. E ,quando confrontada com o aumento sem precedentes de encomendas para as novas construções navais, que tem caracterizado a situação, desde 2004 o 'boom' no mercado dos transportes marítimos, a carência só será agravada.
Uma vez entregue, estes cada vez mais sofisticados navios novos que devem ser confiadas aos marítimos que sejam competente em todos os aspectos, a vela-los de uma forma segura, eficiente e ecologicamente corretas.
E aí começa o problema. Atualmente, em algumas partes do mundo, particularmente os países de tradição marítima , há uma aparente relutância da parte dos jovens para escolher uma profissão marítima. E mesmo para aqueles jovens que fazem essa escolha,sua carreira no mar são muitas vezes curtos quanto elas são, quer queiram ou não possam assumir funções superiores ou, ainda mais importante, eles optaram por não continuar a ser ativamente no mar. Estas escolhas são influenciadas,em algum grau, por recente legislação inútil e práticas, que representam um desafio para nós porque todos têm o potencial para dissuadir os jovens de aderir a profissão no primeiro lugar, servindo os marítimos de permanecer nela.
Marítimos fornecem um serviço essencial para um setor que contribui significativamente para o mundo e para o desenvolvimento sustentável e da prosperidade através da execução do comércio mundial de segurança, de forma segura,eficiente e com uma fração do impacto ambiental e custos de outros modos de transporte.Com efeito, ao transporte marítimo transporta mais de 90% do comércio mundial - e, dado que a maior parte deste comércio consiste de commodities, como grãos e petróleo, os dados leva à inevitável conclusão de que, sem frete, metade do mundo ia morrer de fome e a outra metade seria congelada.
Este imenso trabalho é feito por cerca de 100.000 navios mercantes, tripuladas por mais de 1,25 milhões marítimos de todo o mundo. Contra um total estimado da população mundial de 6,7 bilhões, estes valores nos levam para uma atordoada conclusão: que a alimentação e as necessidades de aquecimento mundo inteiro são dependentes de pouco mais de 1 milhão de marítimos...



Nenhum comentário: