MARINE TRAFFIC

domingo, 5 de abril de 2009

VOCÊ SABIA?

Paranaguá


Paranaguá é um município brasileiro localizado no litoral do estado do Paraná. É a cidade mais antiga do estado. Segundo a contagem populacional realizada em 2008 pelo IBGE, possui 138.748 habitantes.[2] Detém um PIB de R$ 3.970.088.000,00 (2005)[4], tendo em seu porto a principal atividade econômica.

História

Denominada pelos índios carijós como "Pernagoa" ("Grande Mar Redondo") que evoluiu para "Pernaguá", "Parnaguá" e, definitivamente, Paranaguá, a colonização desta região do Paraná teve início, aproximadamente, em 1550, primeiramente na Ilha da Cotinga e movida por interesse na extração de ouro, que se dizia abundante na região.

Vinte anos depois, o paulista Domingos Peneda liderou a chegada dos pioneiros que conquistaram o território habitado pelos índios carijós, onde foram construídas as primeiras habitações deste novo povoado. Neste período foi iniciado o processo de comércio entre os portos de Paranaguá, Rio de Janeiro e Santos.

Posteriormente, os espanhóis tomaram a região e a renomearam "Baya de la Corona de Castilha". O Capitão Provedor Gabriel de Lara chega em Paranaguá com sua família em 1640, retomando a região o domínio da coroa portuguesa, após a morte dos Felipes da Espanha. A extração de ouro pelos "faiscadores" é intensa neste período. Em 29 de julho 1644 se tranforma na Vila de Nossa Senhora do Rocio de Paranaguá. Em 1660 se torna uma Capitania e foi elevada à condição de cidade em 5 de fevereiro de 1842.

Em 1880, é fundado o Porto de Paranaguá.

Etimologia

Paranaguá significa "Grande Mar Redondo" (Pernagoa) em tupi-guarani, sendo "Paraná" o significado de Grande Rio e "Goá" o significado de Redondo, uma referência à Baía de Paranaguá.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: