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sexta-feira, 24 de julho de 2009

Quanto Seu Técnico de Lubrificação Custa para Você?

Suzy Jamieson, ICML

Antes de discutir como mudar a percepção do valor do técnico em lubrificação, nós devemos compreender a percepção de que as atividades de lubrificação estão no nível mais baixo da manutenção. A pergunta é como e por quê? Pense um pouco sobre a percepção tradicional do propósito do departamento de manutenção. A idéia e de que, mesmo nas organizaçães mais adiantadas, o departamento de manutenção está lá para "manter" a máquina em operação. Na verdade, "manter" é visto tradicionalmente como "recuperar" a máquina para sua habilidade operacional para mantê-la em operação pelo maior tempo possível e não evitando falhas ao recuperar a máquina antes que a falha aconteça da forma mais efetiva e eficaz possível. Compra de sobressalentes, almoxarifados, estoque just-in-time, cadeia de suprimentos, ordens de serviço e sistemas CMMS - tudo isso tem uma grande importância e reconhecimento no processo de recuperação da máquina. Agora, considere o papel da lubrificação e análise de lubrificantes neste modo de manutenção de restauração - não há! Realisticamente, a lubrificação não auxilia na restauração da máquina para sua habilidade operacional.

Confiabilidade
Pense na de confiabilidade (e manutenção proativa como um elemento da confiabilidade) e seu propósito de evitar falhas afim de aumentar a produtividade. O foco agora é na identificação da causa da falha e no monitoramento da condição para no fim das contas evitar a falha. A lubrificação então se torna uma chave importante para a confiabilidade, com um papel criticamente mais importante que a manutenção.

O Técnico em Lubrificação
Para os leitores deste artigo, o impacto da lubrificação na falha da máquina não deve ser surpresa. Porém, o departamento de lubrificação não é sempre o mais considerado dentro da manutenção.
Por quê? Geralmente o pessoal não compreende os riscos associados a diferentes trabalhos. As pessoas ainda não percebem que, comparado com todos os outros que trabalham com a máquina, o técnico em lubrificação é o mais provável causador de uma falha. Alguns erros podem causar uma falha - lubrificação incorreta causará uma falha mais cedo ou mais tarde.

Voltando a discussão de mudança de percepção, três passos precisam ser tomados para que o valor do técnico em lubrificação seja reconhecido:

1. Custo da falha - É importante entender o custo da falha, pois custo é a palavra que todos entendem. Dos operadores aos gerentes, todos entendem e falam em "reais e centavos". From operators to managers, everyone understands and speaks dollars and cents.

2. Causa da falha - Após analisar a causa de cada falha, é possível separar as falhas por grupos e identificar a criticidade de cada uma.

3. Papel humano na falha - É necessário entender o impacto do papel humano em cada grupo de falha antes de determinar o custo e a importância do elemento humano na confiabilidade.

Custo de uma Pobre Lubrificação
Por exemplo, uma planta na Nova Zelândia recentemente estimou que seus custos com falhas foram de cinco milhães de dólares. Oitenta por cento dos ativos que quebraram tinham problemas relacionados a lubrificação, sendo assim, a pobre lubrificação contribuiu com potencialmente quatro milhães de dólares do estimado. Observando o impacto direto e significante da falha humana na lubrificação imprópria, na prática 100 por cento destes quarto milhães de dólares podem ser atribuídos a erros cometidos por técnicos em lubrificação - como uso de lubrificantes incorretos, vazamentos, filtros entupidos e contaminação.

É importante que todos na organização entendam o papel que cada técnico em lubrificação desempenha na causa de falhas. É também importante considerar que, é mais do provável que a causa humana de falhas aconteceu devido a falta de procedimentos, processos e sistemas apropriados e, acima de tudo, conhecimento técnico.

De volta ao exemplo, após perceber que os técnicos em lubrificação podem gerar quarto milhães de dólares por ano em falhas, quanto você acha que o engenheiro de manutenção custa para a planta em falhas? Perto de zero é uma boa estimativa! Agora imagine em termos de invertimento nestes dois indivíduos. Você acha que o técnico em lubrificação está sendo treinado e educado numa proporção de quatro milhães para zero ao compará-los com os engenheiros de manutenção? Não. Treinamento é normalmente visto como um custo para a organização, então "criticidade da função" é o que determina quem vai ser treinado. Se analisarmos os valores na maior parte das organizaçães, é mais provável que a análise do custo da falha versus o cargo apontaria para os técnicos em lubrificação tendo mais impacto (criticidade) no custo total das falhas do que (mais considerados) cargos.

Importância do Treinamento
Quando você não sabe quanto a falta de conhecimento custa para sua empresa, treinamentos devem ser vistos como custos. Uma vez que você perceber que é provável que a falta de conhecimento do técnico em lubrificação causou a lubrificação imprópria (que é potencialmente responsável por 80 por cento dos custos relacionados com a lubrificação), o treinamento passa de custo para investimento e quem deve receber o treinamento se torna claro. Sem a intenção de causar danos a engenheiros de manutenção ou gerentes, se a confiabilidade é relacionada com evitar falhas e foi provado que falhas são causadas pelos técnicos, não faria mais sentido (em termos de retorno do investimento) alocar mais verba em treinamento e qualificação das pessoas que realmente causam as falhas?

Claro que a estrada para a melhoria não pára aí. Após treinar e qualificar seus técnicos, a companhia ainda tem muitas mudanças a fazer antes de poder dizer que os técnicos em lubrificação não são mais "dívidas ambulantes" para o equipamento, mas isso é para um outro papo.

Extraído de : NORIA do BRASIL

http://www.noria.com.br/

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