O APRS é um sistema de geolocalização. São usados mapas com tecnologia GPS e sistemas de pacotes radio, para obter informação em tempo real sobre a posição de objetos.
No APRS um objeto é tudo o que se pode localizar geograficamente.
Exemplos de objetos no APRS:
Todas as comunicações APRS são feitas segundo um protocolo um para todos. Desta forma, todos os usuários recebem informação atualizada praticamente ao mesmo tempo.
Com o uso de repetidores digitais (digipeater) genéricos, não implica em um conhecimento prévio da rede. Isto significa que não é necessário saber onde estão os repetidores, bem como não é necessário saber os seus indicativos.
Qualquer sistema de geolocalização tem aplicações variadas. O APRS não é exceção.
Do ponto de vista do radioamadorismo, o APRS serve para localizar estações fixas, móveis ou portáteis.
Trocar mensagens escritas entre estações.
Obter informação sobre a localização de pontos geográficos importantes, por exemplo a posição geográfica de repetidores de fonia.
Obter informações meteorológicas em tempo real de temperatura, velocidade, direção do vento, pressão atmosférica e pluviosidade.
Existem muitas outras aplicações que não foram mencionadas e que são também de grande interesse para o radioamador, um exemplo é o envio de email via radio.
O protocolo da Rede APRS.
WIDE - Significa, amplo, vasto, extenso, espaçoso e largo.
O funcionamento da rede APRS apoia-se em digipeaters. Os símbolos utilizados são:
Os digipeaters comunicam-se formando um enlace, que transporta a informação digital ao longo de uma área que se pretende e será tão abrangente quanto possível.
Os digipeaters são designados por WIDE e geralmente cobrem uma área local bastante abrangente, servindo a um grupo restrito de radioamadores nessa área.
Conjunto de WIDE em funcionamento na Rede APRS.
UNPROTO Path
Path significa caminho ou atalho.
O UNPROTO Path é o caminho indicado ao TNC para ser usado no envio de pacotes APRS.
Existem algumas linhas gerais que devem seguir quando configurar o seu UNPROTO Path para evitar problemas na rede.
Uma rede APRS para funcionar com eficiência depende do seu programa corretamente configurado.
Nunca use três parâmetros do mesmo gênero, por exemplo WIDE,WIDE,WIDE. Isto causará um aumento demasiado de retransmissão de pacotes, o suficiente para congestionar toda uma rede APRS.
Incluir "GATE" no seu Path, permite que os seus pacotes sejam processados por um servidor e seus pacotes serão enviados desnecessáriamente para outras redes distantes. Nunca coloque "GATE" no seu Path.
Não configure o seu programa de APRS usando no Path o RELAY.
Verifique regularmente quais são as estações que você consegue ouvir no direto. Isso facilitará muito a compreensão da rede, analise o que acontece ao seu redor.
BEACON
Todos nós quando configuramos a nossa estação de APRS, temos de escolher um intervalo de tempo que separa o envio automático de cada beacon de posição. Cada beacon enviado vai ser retransmitido por uma longa cadeia de digipeatres. Cada vez que um digipeater retransmite um beacon, ficará incapaz de receber ou de transmitir outros pacotes.
Curtos intervalos de tempo nas transmissões dos BEACONS causam também o congestionamento da rede.
Os congestionamentos provocam os seguintes efeitos:
Impossibilidade de enviar o seu beacon de posição na rede.
Impossibilidade de receber beacons de outras estações.
Impossibilidade de receber mensagens de outras estações.
Impossibilidade de enviar mensagens de outras estações.
O ideal é o beacon de 30 em 30 minutos, nunca use em intervalos inferiores. Para as estações móveis o interessante é não exceder a 5 minutos.
As regras apresentadas aqui é uma sugestão e não uma obrigação. O que foi apresentado é o que se baseia todas as redes APRS ao redor do mundo. A sua correta aplicação evitará a sobrecarga da rede, dos equipamentos e beneficiará a todos os seus usuários.
MAIS INFORMAÇÕES EM APRS_BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário