MARINE TRAFFIC

domingo, 6 de setembro de 2009

7 de Setembro


Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga".
Em 7 de Setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase "Independência ou Morte!", rompendo os laços de união política com Portugal.
Culminando o longo processo da emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na Capital.



Cerimonial na Marinha Mercante

Na Marinha, em dias comemorativos como este , os rebocadores e navios embandeiram em arco , isto é, içam pelas adriças ou cabos (vergueiros) de embandeiramento  bandeiras  e galhardetes do código internacional de sinais(figura abaixo)  no topo dos mastros, indo um dos seus extremos para a proa e outro para a popa. Assim são assinalados esses dias como de embandeiramento de grande gala.

 fonte : wikipedia


 

Nenhum comentário: