Com 90% do comércio mundial transportado por mar, a rede global de navios mercantes oferece um dos modos de transporte mais importante. O estudo está baseado na informação sobre os itinerários de 16.363 navios de carga durante o ano de 2007 para construir uma rede
de ligações entre os portos. Vemos que a rede tem várias características que o distinguem de outros transportes. Em particular, a maioria dos navios podem ser classificados em três categorias: graneleiros, conteineiros e petroleiros. Essas três categorias não diferem somente em características físicas dos navios, mas também em seus padrões de mobilidade e conexões. Navios conteineiros acompanham regularmente repetidos caminhos ,enquanto graneleiros e petroleiros movem-se de forma menos previsível entre os portos.
de ligações entre os portos. Vemos que a rede tem várias características que o distinguem de outros transportes. Em particular, a maioria dos navios podem ser classificados em três categorias: graneleiros, conteineiros e petroleiros. Essas três categorias não diferem somente em características físicas dos navios, mas também em seus padrões de mobilidade e conexões. Navios conteineiros acompanham regularmente repetidos caminhos ,enquanto graneleiros e petroleiros movem-se de forma menos previsível entre os portos.
fig.:Rotas, portos e principais conexões na rede mundial de comércio marítimo.
(a)As trajetórias de todos os navios de carga maior do que 10 000 ton de arqueação bruta em 2007. A escala de cores indica o número de viagens ao longo de cada percurso.
(b) Um mapa dos 50 portos de maior interligação e uma lista ordenada dos 20 portos com maior massificação de tráfego.
(b) Um mapa dos 50 portos de maior interligação e uma lista ordenada dos 20 portos com maior massificação de tráfego.
Fonte: WIRED SCIENCE
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